Tacógrafo é um dispositivo empregado em veículos para monitorar o tempo de uso, a distância percorrida e a velocidade que desenvolveu. Foi criado por Max Maria Von Weber, sendo aplicado inicialmente em trens.
Utiliza um disco-diagrama de papel carbonado para registrar as informações, sendo que cada disco pode registrar a informação de um dia, uma semana ou outro período de tempo conforme a versão do aparelho. Versões digitais e mais recentes destes aparelhos utilizam smart cards, ajudando a evitar adulterações nos registros.
Muito utilizado por empresas de transporte, assegura que os motoristas estejam cumprindo suas horas de trabalho sem excedê-las. Também ajuda a evitar multas por excesso de velocidade por registrar a velocidade desenvolvida durante os trajetos. Vários países tornaram o uso do tacógrafo obrigatório em veículos de transportadoras por exigência de sindicatos. Sua utilização obrigatória no Brasil se deve através da Lei 9503 de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro. Quem faz a utilização do Tacógrafo, é obrigatório por lei, fazer aferição(revisão), de dois em dois anos, com a comprovação de lacração e selagem do mesmo, obtendo junto um certificado.
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O cronotacógrafo, como também é conhecido, é uma espécie de caixa preta do veículo, nele é possível controlar várias coisas que são muito importantes para:
• O motorista do caminhão: no caso de um acidente, por exemplo, o motorista pode se valer do tacógrafo para provar que não fez algo errado;
• O dono do caminhão: pode usar o tacógrafo para controlar as velocidades do veículo na estrada, além do tempo do motorista dirigindo;
• A fiscalização: a Polícia Rodoviária, por exemplo, confere no tacógrafo informações importantes para garantir a segurança nas estradas;
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Última atualização: Quinta, 16 de Julho de 2020 às 10:30h |